segunda-feira, 2 de março de 2009

Sho Kumo Ryu Ninjutsu


Eita tempo bom que não volta mais....

Durante um bom tempo, pude dedicar-me aos prazeres da vida, que no meu caso era estar em plena forma física e fazendo o que mais me dava prazer naquele momento.

Praticava meus esportes, disputava campeonatos, nadava, e de vez em quando fugia para a chapada dos Guimarães.

Mas naquele período pude aprender os princípios de uma arte fantástica com um excepcional grupo, foi nesse período que comecei a testar os limites do meu corpo e buscas o perfeito equilíbrio.

Então segue a entrevista de meu antigo Shidoshi :




Shidoshi Rodrigo Müller, 3º Dan em Sho Kumo Ryu Ninjutsu, discípulo direto do fundador do estilo Yamato Yoshiaki, representante do Sho Kumo Ryu Ninjutsu para o Brasil.

Saiken Dojo em Cuiaba, Estado de Mato Grosso

Contatos: 
E-mail: shokumoryu@hotmail.com
Site de contato: 
http://www.shokumoryu.com.br

 Entrevista:

Ninjutsu.com.br: Como o Shidoshi conheceu o ninjutsu?

Shidoshi Rodrigo Müller: Eu praticava outras artes marciais, como o Tae Kwon Do e o Kung Fu. Durante uma apresentação de Artes Marciais em Brasília, fui convidado por um senhor japonês a experimentar um treinamento diferente. Comecei a prática sem sequer saber o que estava treinando. As coisas foram se revelando aos poucos, na medida em que meu progresso ia sendo sentido.

Ninjutsu.com.br: Qual a importancia do ninjutsu em sua vida?

Shidoshi Rodrigo Müller: Total. Eu respiro Ninjutsu 24 horas por dia. O Ninjutsu é parte integrante do meu ser. E é assim que deve ser. O Ninjutsu é uma prática marcial que não se limita pelas paredes de um Dojo.

Ninjutsu.com.br: Poderia nos falar um pouco sobre Sho Kumo Ryu Ninjutsu?

Shidoshi Rodrigo Müller: O estilo Sho Kumo Ryu de Ninjutsu é uma Arte Marcial Tradicional Japonesa, criado por Yamato Yoshiaki Sama a partir de suas experimentações com outros estilos marciais. Tem como base escolas tradicionais como o Fujiwara Koga Ryu Ninjutsu e o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Mais detalhes sobre nossa Arte Marcial podem ser obtidos tanto no meu livro NINJUTSU KAGE BUGEI NO MAKI (Ninjutsu a Arte da Guerra das Sombras) como em nossa home page ( http://www.shokumoryu.com.br ).

Ninjutsu.com.br: Qual frase dita por Yoshiaki Yamato que marcou sua vida?

Shidoshi Rodrigo Müller: "O Ninjutsu é o caminho da paz, ele deve ser transmitido de coração para coração."

                  E foi assim que eu recebi todo o seu ensinamento. Yamato Sama percebeu em mim algo que lhe deu confiança suficiente para fazer essa transmissão. Eu me sinto grato por ter sido escolhido a carregar essa responsabilidade.

Ninjutsu.com.br: Como é o treinamento em seus Dojos?

Shidoshi Rodrigo Müller: Segue a forma tradicional de treinamento das Artes Marciais Japonesas. Respeitamos o REIGI SAHO (a etiqueta marcial japonesa) e mantemos as tradições de Shoden (primeiras transmissões), Kuden (transmissões orais) e Hiden (transmissões secretas). É uma Arte Marcial Tradicional Japonesa, e assim, mantemos viva toda a cultura relacionada aos Shinobi e a cultura japonesa de uma forma geral.

Ninjutsu.com.br: Quais técnicas e armas fazem parte do treinamento?

Shidoshi Rodrigo Müller: O Sho Kumo Ryu Ninjutsu divide-se tecnicamente em Shinobi Tai Jutsu ( a tecnica desarmada) e Juhakei Bugei ( a técnica armada). O aluno tem todo um Mokuroku a seguir (sequencia de técnicas a serem aprendidas por graduação). É um estilo muito completo, complexo e lindamente estruturado. As técnicas desarmadas intercalam-se e concatenam-se com as técnicas armadas, mostrando que efetivamente o domínio de determinada graduação é importantíssimo para o progresso do praticante dentro da Arte.

Ninjutsu.com.br: Qual é o ponto forte do Sho Kumo Ryu Ninjutsu?

Shidoshi Rodrigo Müller: Além da estratégia (Heiho no Jutsu), onde os conceitos relacionados ao nome do estilo são aplicados, fisicamente falando eu destaco o Atemi Jutsu (técnicas de atingir pontos de pressão, sensíveis do corpo) tão eficientes como nunca vi em outra Arte Marcial.

Ninjutsu.com.br: O Shidoshi tem projeto de expandir seu estilo por todo o Brasil?

Shidoshi Rodrigo Müller: O Ninjutsu Sho Kumo Ryu não se expande como um franshising, como vemos em outras escolas. Assim, é preciso que o interessado em ensinar o estilo passe por todo o processo tradicional de treinamento. Não formamos faixas-pretas em cursos relâmpagos ou seminários. Não autorizamos o ensino através de "monitores" ou "representantes". Assim, crescemos com pureza no coração e tecnicamente muito fortes, fiéis a proposta original de Yamato Sama. Nosso crescimento pelo Brasil será longo, mas constante. O verdadeiro Ninjutsu sempre triunfará no final!

Ninjutsu.com.br: O ninjutsu no Brasil está crescendo, o que você acha?

Shidoshi Rodrigo Müller: Acho muito bom e ao mesmo tempo acho muito ruim. Escrevi um artigo para a antiga revista Combat Sport falando justamente sobre isso. Como as Artes Marciais de "ocasião" progridem por um tempo, até entrarem novamente em decadência. Foi assim com o Karate nos anos 50/60, o Kung fu nos anos 70, o Ninjutsu nos anos 80/90, o Kickboxing nos anos 90 e o Jiu Jutsu entre 90 e 2000. Agora vemos o crescimento do Kenjutsu, que está explodindo na mídia. Mas todos aqueles que se aproveitam somente do momento, sem base técnica ou real conhecimento não duram muito tempo. Eu acredito que nos próximos anos a prática do Ninjutsu vai se estabilizar, e as verdadeiras escolas irão se manter.

Ninjutsu.com.br: Qual a mensagem você deixa para quem esta começando?

Shidoshi Rodrigo Müller: Visite o máximo de Dojo (escolas tradicionais) de Ninjutsu possível antes de tirar suas conclusões. Não baseie suas opinões em comentários alheios, sem efetivamente tomar conhecimento sobre a escola, o professor e os alunos que compõem determinado estilo ou Dojo. Eu conheço muitos professores ruins de estilos bons e muitos professores bons de estilos ruins. Cabe a você, que inicia a sua prática, decidir sozinho se o que você treina te satisfaz quanto Arte Marcial e busca pessoal. No mais, é treinar e treinar, aproveitando todo o conhecimento que lhe é transmitido

Eu gostaria de acrescentar e agradecer o ENORME sucesso que nosso livro Ninjutsu A Arte da Guerra das Sombras vem tendo em todo o país. Pudemos mostrar a todos os interessados por esta fantástica Arte Marcial Tradicional todo o conteúdo histórico e filosófico do Ninjutsu. Informamos ainda que pedidos do livro podem ser feitos através do nosso e-mail shokumoryu@hotmail.com. Bom treino para todos!

Agradecimento:

O site Ninjutsu.com.br agradece ao Shidoshi Rodrigo Müller, por esta contribuição de grande valor, não só para o site, mas sim, para todos que admiram o Ninjutsu. Não deixe de acessar: http://www.shokumoryu.com.br , ou se preferir entrar em contato com o Shidoshi Rodrigo Müller: E-mail: shokumoryu@hotmail.com

http://www.ninjutsu.com.br/instrutores_04.html#

Nenhum comentário: