terça-feira, 10 de maio de 2011

O tempo é real ou é uma ilusão?

Acredito que desde que entrei nesse mundo cientifico, muita coisas tem me encantado, mas nada se compara ao tempo e as questoes que o cercam.

Essa materia, pubicada no site "inovacaotecnologica" está muito interessante pois levanta questoes fundamentais que a maioria de nós normalmente não se preocupa.

O tempo é real ou é uma ilusão?: "Para a física quântica e a cosmologia, o tempo é uma ilusão que emerge de uma física mais profunda. Pensá-lo como algo real é uma ideia radical."

Como as ideias sobre o tempo sao incriveis e intrigantes, acabo sempre terminando num debate com meus amigos... segue o trecho principal da conversa dessa manha.

Divagando nos pensamentos sobre o tempo:

paulo ceasr pinto da silva diz
eu li ontem
eu acho que o tempo nao existe
e uma aproximação
e como superficie da agua
nao existe uma superficie existe atomos em conjunto que lhe da essa impressão de continuidade
e uma aproximação util a ideia de superficie
eu acho mesma coisa com o tempo
e uma aproxiamção mas em nivel fundamental ele nao existe
Ed . diz
interessante essa perspectiva
eu to aqui sempre entre a filosofia fisica
mas o tempo é mto abstrato
por isso parece n ser real
paulo ceasr pinto da silva diz
a teoria tem de ser atemporal
Ed . diz
mas o sucessao de eventos é o que chamamos de tempo
e os eventos n param de acontecer
paulo ceasr pinto da silva diz
ela na minha opinião e apenas uma escala de medida pra que possamos sicronizar eventos entre diferentes referenciais
Ed . diz
o tempo nada mais é do que uma forma de medir a sucessao de eventos
paulo ceasr pinto da silva diz
e uma regua abstrata
Ed . diz
é por ai mesmo
o problema é tornar essa ideia publica
pois depois da invenção do relogio
tornamo-nos escravos do abstrato
paulo ceasr pinto da silva diz
e verdade
Ed . diz
outro dia conversando c o pessoal da graduação
deixei-os com umas pulgas a traz da orelha
paulo ceasr pinto da silva diz
porq
Ed . diz
fomos as teorias do espaço-tempo
perguntaram p mim se era real
e o que era
eu respondi que essa foi uma ideia que um cara de pouca popularidade inventou para explicar o que nao entendia
e outro cara super popular divulgou a ideia
e por consequencia todo mundo acreditou
paulo ceasr pinto da silva diz
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ed . diz
mas nao necessariamente isso é verdade
entao os lembrei que até pouco tempo, se navegar oceano a dentro
iria cair no fim do mundo
e hj pensamos o mesmo se voamos pelo espaço
até o limite do universo
so mudamos a escala
por fim conclui para eles que as ideias sao verdades até que alguem prove o contrario
ou tenha uma ideia melhor
paulo ceasr pinto da silva diz
e verdade
toda boa ideia acaba uma hora sendo aproveitada pode demora mas acaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário