quarta-feira, 23 de julho de 2014

O que temos para o jantar?

Acabo de ler esta notícia:

Mais um estudo revela por que comer um bife faz mal ao planeta

http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/mais-um-estudo-revela-como-comer-um-bife-faz-mal-ao-planeta-1663858
"Já se sabia que comer um bife é um castigo aplicado ao planeta. Mas um novo estudo agora publicado deixa ainda mais claro que a carne de vaca é o alimento de origem animal com mais impacto sobre o ambiente. Requer 28 vezes mais terra, 11 vezes mais água, seis vezes mais fertilizantes e emite cinco vezes mais gases com efeito de estufa do que as carnes de porco e de aves, os lacticínios e os ovos.
“A clara mensagem é a de que a carne de vaca é de longe a categoria animal menos eficiente ambientalmente nas quatro métricas consideradas”, concluem quatro investigadores dos Estados Unidos e de Israel, num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science."
Mas antes de mais nada, a grande maioria de vocês devem concordar que é mesmo uma delícia um grande e bom bife!

Já falamos sobre os peidos das vacas que sao "complicados", mas aqui nos deparamos mais uma vez com a manipulação da opinião pública por meio da ciência.

Se buscarmos na historia, vamos encontrar outros casos como o do cigarro que no início era bom para a saúde, apresentava charme e elegância, depois veio toneladas de reportagens e trabalhos científicos contra (mas esses são fidedignos), todavia o café, o vinho sao um problema, pois hora sai um trabalho falando dos benefícios e outra hora dizendo que morremos de "câncer no fio do cabelo do dedão do pé" se consumirmos um desses produtos.

Que a verdade seja dita, tudo em excesso é perigoso, pois o nosso corpo é uma maquina perfeita, mas como todas as maquinas temos uma afinação muito delicada, onde uma pitada a mais de qualquer coisa pode realmente causar um grande estrago.

Um corpo humano contem cerca de 7 x 10^27 atomos com um equilibrio muito delicado:


Mas o que não podemos esquecer é que estamos inseridos no meio (nosso planeta) e assim como a química do nosso corpo temos limites, o planeta também, afinal ele esta vivo e talvez nos seres humanos estamos um pouco descontrolados quanto ao nosso consumo causando mais problemas do que soluções.

Gastamos muito em energia, agua, comida e por fim estamos gastando nosso planeta que não irá se regenerar. Portanto, quem sabe um pouco menos de gado e mais de porco pode ajudar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário