sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Navalha de Occam

Cquote1.svg "Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenómeno, a mais simples é a melhor" Cquote2.svg

 
... mesmo a mais simples precisa ser muito bem explicada para um físico.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O que temos para o jantar?

Acabo de ler esta notícia:

Mais um estudo revela por que comer um bife faz mal ao planeta

http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/mais-um-estudo-revela-como-comer-um-bife-faz-mal-ao-planeta-1663858
"Já se sabia que comer um bife é um castigo aplicado ao planeta. Mas um novo estudo agora publicado deixa ainda mais claro que a carne de vaca é o alimento de origem animal com mais impacto sobre o ambiente. Requer 28 vezes mais terra, 11 vezes mais água, seis vezes mais fertilizantes e emite cinco vezes mais gases com efeito de estufa do que as carnes de porco e de aves, os lacticínios e os ovos.
“A clara mensagem é a de que a carne de vaca é de longe a categoria animal menos eficiente ambientalmente nas quatro métricas consideradas”, concluem quatro investigadores dos Estados Unidos e de Israel, num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science."
Mas antes de mais nada, a grande maioria de vocês devem concordar que é mesmo uma delícia um grande e bom bife!

Já falamos sobre os peidos das vacas que sao "complicados", mas aqui nos deparamos mais uma vez com a manipulação da opinião pública por meio da ciência.

Se buscarmos na historia, vamos encontrar outros casos como o do cigarro que no início era bom para a saúde, apresentava charme e elegância, depois veio toneladas de reportagens e trabalhos científicos contra (mas esses são fidedignos), todavia o café, o vinho sao um problema, pois hora sai um trabalho falando dos benefícios e outra hora dizendo que morremos de "câncer no fio do cabelo do dedão do pé" se consumirmos um desses produtos.

Que a verdade seja dita, tudo em excesso é perigoso, pois o nosso corpo é uma maquina perfeita, mas como todas as maquinas temos uma afinação muito delicada, onde uma pitada a mais de qualquer coisa pode realmente causar um grande estrago.

Um corpo humano contem cerca de 7 x 10^27 atomos com um equilibrio muito delicado:


Mas o que não podemos esquecer é que estamos inseridos no meio (nosso planeta) e assim como a química do nosso corpo temos limites, o planeta também, afinal ele esta vivo e talvez nos seres humanos estamos um pouco descontrolados quanto ao nosso consumo causando mais problemas do que soluções.

Gastamos muito em energia, agua, comida e por fim estamos gastando nosso planeta que não irá se regenerar. Portanto, quem sabe um pouco menos de gado e mais de porco pode ajudar...

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Segredos do universo

http://www.umsabadoqualquer.com/category/eisntein/

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mais 365

Passado, presente e futuro...
o tempo é algo perturbador para aqueles tentam olhar para ele,
é perturbador para os que se preocupam com ele,
mas é dilacerador para aqueles que não o deixam!

O futuro simplesmente não existe. Sei que alguns de vocês que possam passar por essas palavras, não vão entender, nem parar para pensar no que estou dizendo, mas posso ser um pouco mais claro, o futuro simplesmente não existe. 

Entenderam agora?
O agora, presente, esse instante que você acha que esta vivendo, este momento, desculpe-me decepciona-lo, mas esse quase que existe, mas é mais curto do que você pode perceber, então o agora, o presente é uma mera ilusão da nossa mente para termos algo mais "palpável".

O tempo por fim se resume ao passado, que por sua vez também não existe, mas esse sim existiu e esta lá no passado, passou, foi-se. O passado não é apenas aquilo que esta nos livros de história, mas sim os mínimos instantes que passei pensando essa manha sobre essas palavras, naquele momento em que estava a despertar, imóvel na cama e vivia no meio da realidade, e dos sonhos e dos pesadelos noturnos. Naquele passado essas palavras faziam todo o sentido no mundo em que somente eu posso habitar.

A nossa vida é nosso passado, a nossa personalidade é nosso passado, nossos sonhos são frutos do nosso passado.

Foi no passado que tudo aconteceu, nasci, cresci, chorei, gritei, ri e sorri, mergulhei, corri, voei, apaixonei, sofri, mas sobrevivi e amei, mas por fim eu vivi...

Somos o que somos, sou o que sou porque tenho passado, tenho historia, tenho experiências, tentativas e erros e em mais 365 dias de vida tenho mais passado vividos felizes ou sofridos, mas certamente passado.

Como Einstein já dizia, o tempo é uma ilusão, a pergunta que fica seria, o que nos resta? o que somos e como existimos?

EU EXISTO?

Se o tempo não existe, o passado talvez, como posso eu existir?
Sem o tempo, o que resta de mim, se é a historia que me define, mas historia é passado, passado é tempo se o tempo é uma ilusão, serei eu também uma mera ilusão da minha consciência ou simplesmente do emaranhado de átomos num ser aparentemente animado?

Como tudo na vida que só depende de nós, o tempo pode existir sim, o passado é real, mas não precisamos ficar olhando para ele o tempo todo, o presente pode ser um passado que queremos que seja eterno, mas viver para o futuro pode ser um erro, pois o futuro pode não chegar a ser o presente e muito menos ser tão bom quanto queremos.

O mais provável é que um sonho futuro passe diretamente para o passado sem mesmo um dia se tornar presente. 

Então o que nos resta é viver um dia por vez, eternizando o presente maravilhoso de um olhar ou um beijo matinal, um abraço esperado depois de um dia de trabalho, e deixar passar rapidamente ao passado aqueles momentos menos felizes para podermos nos concentrar nos sonhos presentes em direção de um futuro incerto.

Assim espero mais 365 dias.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

retrato da minha vida

---------------------------------------------------------------------------------------->
                                                                  time

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

POR QUE TEMOS BUNDA? - Nerdologia 18

Essa esta muito boa mesmo, nem precisa de comentários.