quarta-feira, 27 de julho de 2011

O tempo existe?


Quando se falar em viagem no tempo lembramos do Back to the Future (br: De Volta para o Futuro / pt: Regresso ao Futuro) de 1985, mas nem tudo no mundo físico sao flores...

Antes de pensar sobre isso surge uma grande questao

O tempo existe mesmo?

Mas toda essa discussão (viagem no tempo) pode produzir pouca luz se, antes, não se resolver uma questão mais fundamental, praticamente filosófica: o tempo é uma entidade real ou é apenas um construto humano? Se for este o caso, faria sentido falar em viajar através de algo que não seja uma entidade física?

Nos anos 50, Albert Einstein afirmou “passado, presente e futuro são apenas ilusões”. O passado é composto de eventos que já aconteceram, portanto, já não existem. O resta deles são imagens que guardamos em nossa memória. Nada pode modificá-lo. Quanto ao futuro, consta também de acontecimentos que não existem e ninguém tem condições de saber nada sobre eles. A fronteira entre o passado e o futuro é o presente. A medida que o tempo avança, o futuro se converte em presente e em seguida em passado. Os acontecimentos atuais são reais. (Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1953634-f%C3%ADsica-tempo-existe/#ixzz1TISK2o9B)

Mas se o passado e o futuro não existem e o presente é um instante tão pequeno que não pode ser medido, pois veja que ao ler essas palavras o trajeto da luz dessa tela para os olhos necessita de alguns segundos, por mais rápido que o cérebro trabalhe, também não é instantâneo, então o presente realmente existe?

Bibliografia

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=viagem-tempo-fotons-velocidade-luz&id=010130110726&ebol=sim

Optical Precursor of a Single Photon
Shanchao Zhang, J. F. Chen, Chang Liu, M. M. T. Loy, G.K. L. Wong, Shengwang Du
Physical Review Letters
Vol.: 106, 243602 (2011)
DOI: 10.1103/PhysRevLett.106.243602

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tempo-realidade-ou-ilusao&id=010130110509

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fotons-individuais-superam-velocidade-luz&id=010110100223

Single-photon propagation through dielectric bandgaps
N. Borjemscaia, S.V. Polyakov, P.D. Lett, A. Migdall
Optics Express
Feb. 01, 2010
Vol.: 18, Issue 3, pp. 2279-2286
DOI: 10.1364/OE.18.002279

2 comentários:

  1. que confusão.....
    tempo???? meu grande questionamento......

    ResponderExcluir
  2. O dia é uma medida divina do tempo.
    No entanto apesar de na tua opinião mais filofica, de que o tempo não existe, para mim o tempo que é medido pelo homem é pequeno para o ser humano, ou pelo menos para alguns tendo em consideração tudo o que temos para fazer e conhecer.

    Já dizia o nosso amigo Almada Negreiros:

    "Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam! Não duro nem para metade da livraria! Deve haver certamente outras maneiras de uma pessoa se salvar, senão… estou perdido.
    (Almada Negreiros – A Invenção do Dia Claro)"

    No entanto e mais reflectidamente, sei qeu todo o meu tempo, o tempo de minha vida o quero passar do teu lado.
    Pois isso é de tudo um mais um pouco maravilhoso a cada dia. E o tempo aí sim deixa de ser limitado para ser eterno...

    ResponderExcluir