quarta-feira, 25 de março de 2009

Há sempre novas questões

O experiemento do LHC não foi comcluido ainda, mas existe muitas pessoas com medo, varios colegas vieram questionar sobre o tal buraco negro e ouras consequencias possiveis.
Então aguardem que logo teremos mais comentarios sobre o possivel FIM DO MUNDO.



Por hora segue um material da USP sobre o Buraco Negro que por hora é apenas uma teoria, entao o material aqui postado é de um matematico

O que é um buraco negro?

    De forma muito simplista, um buraco negro é uma região no espaço que contém tanta massa concentrada que nenhum objeto consegue escapar de sua atração gravitacional. Como a melhor teoria gravitacional no momento ainda é a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, somos obrigados a mergulhar em alguns dos resultados preditos por essa teoria para entender alguns detalhes de um buraco negro, mas vamos começar devagar, pensando sobre a gravidade em circunstâncias relativamente simples.
    Suponha que você está na superfície de um planeta. Você atira uma pedra para cima. Supondo que você não atire muito forte, ela subirá por algum tempo, mas eventualmente a aceleração devida à gravidade do planeta vai faze-la descer de novo. Se você atirar a pedra com força suficiente, no entanto, você poderia faze-la escapar inteiramente da gravidade do planeta. A pedra continuaria a subir para sempre. A velocidade com que é necessário atirar a pedra para que ela escape da atração gravitacional do planeta é chamada de "velocidade de escape". Como seria de esperar, a velocidade de escape depende da massa do planeta: se o planeta for extremamente massivo, sua gravidade é muito intensa, e a velocidade de escape muito elevada. Um planeta mais "leve" teria uma velocidade de escape inferior. A velocidade de escape também depende da distância a que você se encontra: quanto mais perto você estiver, maior a velocidade de escape. A velocidade de escape da Terra é de 11,2 km/s, enquanto que a velocidade de escape da Lua é de apenas 2,4 km/s. Imagine agora um objeto com tamanha massa, concentrada num raio pequeno de tal forma que sua velocidade de escape seja maior que a velocidade da luz. Neste caso, uma vez que nada pode se deslocar mais rapidamente que a luz, nada poderá escapar do campo gravitacional desse objeto. Mesmo um raio de luz seria puxado de volta gravidade e não teria como escapar. A idéia de uma concentração de massa tão densa que até mesmo a luz ficasse aprisionada vai bem ao passado, até Laplace, no século XVIII.
    Quase imediatamente em seguida de Einstein ter desenvolvido a Relatividade Geral, Karl Schwarzschild descobriu uma solução matemática para as equações daquela teoria que descreviam um tal objeto. Foi somente muito mais tarde, com o trabalho de cientistas como Oppenheimer (o mesmo do Projeto Manhattan, da bomba atômica americana), Volkoff e Snyder, na década de 30, que se começou a pensar seriamente na possibilidade de que tais objetos pudessem realmente existir no Universo. Esses pesquisadores mostraram que, quando uma estrela suficientemente massiva consome todo o seu combustível, ela perde a capacidade de sustentar o encolhimento devido à sua própria atração gravitacional, e então desaba sobre si própria na forma de um buraco negro.
    K. Schwarzschild (1873-1916)
      Na relatividade geral a gravidade é uma manifestação da curvatura do espaço-tempo. Objetos massivos distorcem as dimensões do espaço e tempo de tal forma que as regras normais da geometria não se aplicam mais. Perto de um buraco negro esta distorção do espaço é extremamente intensa, provocando o aparecimento de certas propriedades muito estranhas. Em particular, um buraco negro tem algo que se chama "horizonte de eventos", que é uma superfície esférica que marca as fronteiras do buraco negro. Você pode passar através do horizonte de eventos no sentido de entrada, mas depois não pode sair mais. Na verdade, uma vez cruzado o horizonte de eventos, você está inexoravelmente fadado a se aproximar cada vez mais da "singularidade" localizada no centro do buraco negro. Você pode pensar no horizonte de eventos como um lugar em que a velocidade de escape é igual à velocidade da luz. Fora do horizonte de eventos, a velocidade de escape é menor do que a da luz , de modo que se você acionar seus foguetes com força suficiente poderá obter a energia necessária para escapar do buraco negro. Mas se você se encontrar dentro do horizonte de eventos, não importa quão potentes sejam seus foguetes, pois você não poderá escapar. O horizonte tem algumas propriedade geométricas realmente estranhas. Para um observador que esteja imóvel a alguma distância do buraco negro, o horizonte parece ser uma superfície esférica tranqüila e estática. Mas à medida que você se aproximar do horizonte, perceberá que ele está se movendo a uma velocidade espantosa. Na verdade, está se expandindo à velocidade da luz! Isto explica porque é tão fácil atravessar o horizonte na direção para dentro mas impossível retornar. Como o horizonte está se movendo à velocidade da luz, para poder escapar de volta através dele você teria que viajar a uma velocidade superior a da luz. Como você não pode viajar a uma velocidade maior que a da luz, você não pode escapar do buraco negro. Se toda esta história estiver soando muito estranha, não se preocupe. Ela é estranha. O horizonte é estático, num certo sentido, mas noutro sentido ela está se deslocando à velocidade da luz. É um pouco como aquela estória de Alice no País das Maravilhas: ela tinha que correr tão rápido quanto possível, apenas para permanecer no mesmo lugar.
      Uma vez dentro do horizonte, o espaço-tempo é tão distorcido que as coordenadas que descrevem a distancia radial e tempo trocam suas posições, ou seja, a coordenada que descreve a sua distancia do centro, "r", passa a ser uma coordenada do tipo tempo, e a coordenada "t" passa a ser do tipo espacial. Uma conseqüência disto é que você não consegue mais evitar o seu deslocamento no sentido de valores cada vez menores de "r", da mesma forma como normalmente não consegue evitar o deslocamento da coordenada de tempo na direção do futuro (ou seja, no sentido de valores maiores de "t"). Eventualmente você vai atingir a singularidade, localizada em r=0. Você pode tentar evitá-la acionando seus foguetes, mas é inútil: não importa a direção em que você tente fugir, não conseguirá evitar seu futuro. Tentar evitar o centro de um buraco negro depois de ter atravessado seu horizonte é como tentar evitar a próxima segunda-feira. Por falar nisso, o nome "buraco-negro" foi inventado por John Archibald Wheeler, e parece ter ficado mesmo por ser muito mais atraente dos que os anteriores. Antes de Wheeler aparecer, esses objetos eram conhecidos como "estrelas congeladas".

    Você sabe como se formam os buracos negros?

    As estrelas nascem, evoluem e morrem. A fase final da evolução de uma estrela vai depender da massa inicial da estrela e se elas evoluem isoladas ou em um sistema binário fechado (em que as estrelas estão próximas entre si). Estas fases são: 1. Se a massa inicial da estrela for menor que 3M (onde M é a massa do sol) e depois da fase de gigante vermelha a estrela perde massa e forma uma anã branca, com m <>
    Se a estrela evoului num sistema binário fechado, há transferência de matéria entre as estrelas de forma que muitas vezes uma delas acumula uma grande massa que provoca sua explosão como supernova. O resultado mais provável é a formação de uma estrela de nêutrons a partir do "caroço" que sobra da explosão, mas existem sistemas duplos, como Cygnus X-1 em que a componente compacta parece ser um buraco negro.



Para quem nao conhece o LHC

O ser humano pode muito mais

O homem provou que pode muito mais que os antigos poderiam imaginar, todavia uma grande descoberta vem cercada de medo e incertezas mas isso é só para dar mais emoção.



Assim que pudermos ter as respostas iniciais desse experimento, cabe a nos e as futuras gerações responder as questões pendentes que irão aparecer

Música para dormir

piano bar

engenheiros do hawaii

Composição: Humberto Gessinger

O que você me pede eu não posso fazer
Assim você me perde, eu perco você
Como um barco perde o rumo
Como uma árvore no outono perde a cor.

O que você não pode, eu não vou te pedir.
O que você não quer, eu não quero insistir.
Diga a verdade, doa a quem doer.
Doe sangue e me dê seu telefone.

Todos os dias eu venho ao mesmo lugar,
Às vezes fica longe, impossível de encontrar
Mas, quando o Bourbon é bom
Toda noite é noite de luar.

No táxi que me trouxe até aqui Willie Nelson me dava razão,
As últimas do esporte, hora certa, crime e religião.
Na verdade 'nada' é uma palavra esperando tradução.

Toda vez que falta luz,
Toda vez que algo nos falta
O invisível nos salta aos olhos,
Um salto no escuro da piscina.

O fogo ilumina muito por muito pouco tempo
Em muito pouco tempo, o fogo apaga tudo.
Tudo um dia vira luz.
Toda vez que falta luz
O invisível nos salta aos olhos.

Ontem à noite, eu conheci uma guria
Já era tarde, era quase dia.
Era o princípio num precipício.
Era o meu corpo que caía.

Ontem à noite, a noite tava fria
Tudo queimava, mais nada aquecia.
Ela apareceu, parecia tão sozinha.
Parecia que era minha aquela solidão.

Eu conheci uma guria que eu já conhecia
de outros carnavais com outras fantasias
Ela apareceu, parecia tão sozinha.
Parecia que era minha aquela solidão.



quinta-feira, 19 de março de 2009

São Francisco de Assis


Sou profundo admirador de São Francisco, um pouco devido a minha infancia e a convivência com a religião, mas no fundo hoje é a admiração pelos atos que ele tomou diante da sua realidade.

São Francisco não deve ser idolatrado, mas sim tomado como exemplo de vida a se serguir.



Festa: 04 de outubro. Comemora-se todo dia 04.

Protetor dos pobres, doentes, animais e da lavoura.

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simiplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Hoje o dia está perfeito

Hoje o dia amanheceu mais belo e meu coração cantando uma oração em forma de música dos meus tempos de criança.

ORAÇÃO DA PAZ -

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Música do dia


Salve grande Raimundos....
alegria de juventude com um certo ar de revolta

deixa eu falar
raimundos
Composição: Rodolfo/Digão

Foi , foi , foi mal aí, véi!
Se eu falei um monte de coisa que você não gosta
Com o microfone eu tenho a faca e o queijo
Olho o jornal, eu ouço rádio, eu só ouço bosta
E na tv eu não gosto de nada que eu vejo

Uma camisa-de-força tamanho mirim
Vai ter que me explicar tintim por tintim
Por que a lei só se aplica a mim
Perigo pra sociedade é o que me dizem
E penso comigo mesmo: por que não eu
Pra cuspir o pensar e taxarem de crime?

"é inverno no inferno e nevam brasas
Por favor, escondam-se todos em suas casas
Pois o anjo caído voa com novas asas
Raimundos, Nativus, Black Alien
Quebrando a espinha de filhos da puta
Como num mergulho de águas rasas"

Liberdade de expressão!!!
Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
Expressão!!

"a livre expressão é o que constrói uma nação
Independentemente da moeda e sua cotação"
Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
Expressão!!

Preste atenção no que eu vou dizer
Consciência e rebeldia é o que eu preciso ter
Pois minha mente pede
Num hardcore ou reggae
A mensagem vem das ruas, não dá pra esconder
Eu tenho um segredo
Já não tenho medo
Viver não vale nada se eu não me expressar
Seja certo ou errado, de cara ou chapado
Quem é calango do cerrado nunca vai mudar

Liberdade de expressão!!!
Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
Expressão!!

Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
Expressão!!

Liberdade de expressão!!!
Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
Expressão!!

"a livre expressão é o que constrói uma nação
Independentemente da moeda e sua cotação"
Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
Expressão!!

"de junho a junho eu nasço
Eu morro de março a março
Presencio cenas impossíveis de traduzir para o cinema
Não perco atuações e atos
Mesmo quando abaixo pra amarrar os cadarços
Espaço, espaço, eu preciso de espaço
Pra mostrar pra esses covardes seu crepúsculo de aço
Imperial, como Carlos, eu passo
Conexão nordestina
Até Niterói, morte e vida Severina
Passando por Brasília...
Reis..."

(caralho!!!)

terça-feira, 17 de março de 2009

propaganda histórica

propagandas bacaninhas


A musica é bacaninha mesmo



Isso que é vontade de fazer tipo

segunda-feira, 9 de março de 2009

Nos anos 80 ja havia tédio

Essa é mais antiga que eu quase, mas é a pura verdade...

eita fim de semana que nao terminava...

e esses dias que não andam mesmo





O clipe é bem tosco mesmo, mas a dancinha é um barato mesmo

Tédio


tédio é um sentimento humano, um estado de falta de estímulo, ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo - por exemplo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir etc. As pessoas afetadas por tédio em caráter temporário consideram este estado muitas vezes como perdido, perda de tempo, mas geralmente, não mais do que isto. Alternativamente, alguns acham que ter tempo de sobra também causa tédio. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio também pode ser um sintoma dedepressão.

O tédio pode levar a atitudes impulsivas e às vezes mesmo excessivas, que não servem para nada e podem causar danos. Por exemplo, estudos mostram que acionistas da Bolsa de Valores podem vender ou comprar ações sem nenhuma razão objetiva para tal, simplesmente porque eles sentem-se entediados por não terem nada para fazer, onde o tédio é desencadeado por uma situação de saída de uma atividade rotineira de fazer contas, verificar investimentos, etc.

Sintomas do tédio

O tédio ocorre em diversas situações. O sentimento que envolve o tédio é aquele no qual sente-se um vazio, ou então simplesmente a falta de vontade de realizar atividades rotineiras, pois o comportamento humano funciona como uma espécie de equilíbrio, onde em demasia de atividades repetitivas, a pessoa sente-se frustrada, infeliz, incapaz, inerte ou insatisfeita, pois sente que algo esta lhe faltando.

O sentimento de tédio pode ocorrer diversas vezes em um mesmo dia, tendo estas características e podendo levar a pessoa a realizar ações impulsivas, se não tendo auto-controle, ou simplesmente definhar até que faça algo a respeito da situação ou que encontre algo ou alguém novo para interagir no espectro do seu "universo".

Comportamentos comuns

  • O tédio pode levar à realização de atividades impulsivas, ou, inclusive dentro do comportamento humano, que envolve uma série de questões de personalidade, disposiçãohumor, ações que causem mau ao próximo ou a um objeto inanimado, devido ao estado de frustração.
  • O tédio caracteriza-se por uma sensação de tristezavazio, solidão e/ou falta de interatividade quando o espectro de ações que um indivíduo realiza é muito limitada dentro de sua rotina.
  • O tédio pode surgir devido a uma sensação de insatisfação, ou pela incapacidade da pessoa de poder escolher e optar sobre aquilo que julga ser o certo em determinado momento, no qual se acumulado por muito tempo a ânsia de querer realizar algo diferente ou que julgue necessário, gera atitudes imaturas, ou definhamento do indivíduo.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ninjas e Samurais


Os samurais também são admiraveis, pretendo um dia poder estudar um pouco mais sobre essa arte também.

mas por hora, fica o trailer de um filme que achei fabuloso

The last samurai 


Sho Kumo Ryu Ninjutsu


Eita tempo bom que não volta mais....

Durante um bom tempo, pude dedicar-me aos prazeres da vida, que no meu caso era estar em plena forma física e fazendo o que mais me dava prazer naquele momento.

Praticava meus esportes, disputava campeonatos, nadava, e de vez em quando fugia para a chapada dos Guimarães.

Mas naquele período pude aprender os princípios de uma arte fantástica com um excepcional grupo, foi nesse período que comecei a testar os limites do meu corpo e buscas o perfeito equilíbrio.

Então segue a entrevista de meu antigo Shidoshi :




Shidoshi Rodrigo Müller, 3º Dan em Sho Kumo Ryu Ninjutsu, discípulo direto do fundador do estilo Yamato Yoshiaki, representante do Sho Kumo Ryu Ninjutsu para o Brasil.

Saiken Dojo em Cuiaba, Estado de Mato Grosso

Contatos: 
E-mail: shokumoryu@hotmail.com
Site de contato: 
http://www.shokumoryu.com.br

 Entrevista:

Ninjutsu.com.br: Como o Shidoshi conheceu o ninjutsu?

Shidoshi Rodrigo Müller: Eu praticava outras artes marciais, como o Tae Kwon Do e o Kung Fu. Durante uma apresentação de Artes Marciais em Brasília, fui convidado por um senhor japonês a experimentar um treinamento diferente. Comecei a prática sem sequer saber o que estava treinando. As coisas foram se revelando aos poucos, na medida em que meu progresso ia sendo sentido.

Ninjutsu.com.br: Qual a importancia do ninjutsu em sua vida?

Shidoshi Rodrigo Müller: Total. Eu respiro Ninjutsu 24 horas por dia. O Ninjutsu é parte integrante do meu ser. E é assim que deve ser. O Ninjutsu é uma prática marcial que não se limita pelas paredes de um Dojo.

Ninjutsu.com.br: Poderia nos falar um pouco sobre Sho Kumo Ryu Ninjutsu?

Shidoshi Rodrigo Müller: O estilo Sho Kumo Ryu de Ninjutsu é uma Arte Marcial Tradicional Japonesa, criado por Yamato Yoshiaki Sama a partir de suas experimentações com outros estilos marciais. Tem como base escolas tradicionais como o Fujiwara Koga Ryu Ninjutsu e o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Mais detalhes sobre nossa Arte Marcial podem ser obtidos tanto no meu livro NINJUTSU KAGE BUGEI NO MAKI (Ninjutsu a Arte da Guerra das Sombras) como em nossa home page ( http://www.shokumoryu.com.br ).

Ninjutsu.com.br: Qual frase dita por Yoshiaki Yamato que marcou sua vida?

Shidoshi Rodrigo Müller: "O Ninjutsu é o caminho da paz, ele deve ser transmitido de coração para coração."

                  E foi assim que eu recebi todo o seu ensinamento. Yamato Sama percebeu em mim algo que lhe deu confiança suficiente para fazer essa transmissão. Eu me sinto grato por ter sido escolhido a carregar essa responsabilidade.

Ninjutsu.com.br: Como é o treinamento em seus Dojos?

Shidoshi Rodrigo Müller: Segue a forma tradicional de treinamento das Artes Marciais Japonesas. Respeitamos o REIGI SAHO (a etiqueta marcial japonesa) e mantemos as tradições de Shoden (primeiras transmissões), Kuden (transmissões orais) e Hiden (transmissões secretas). É uma Arte Marcial Tradicional Japonesa, e assim, mantemos viva toda a cultura relacionada aos Shinobi e a cultura japonesa de uma forma geral.

Ninjutsu.com.br: Quais técnicas e armas fazem parte do treinamento?

Shidoshi Rodrigo Müller: O Sho Kumo Ryu Ninjutsu divide-se tecnicamente em Shinobi Tai Jutsu ( a tecnica desarmada) e Juhakei Bugei ( a técnica armada). O aluno tem todo um Mokuroku a seguir (sequencia de técnicas a serem aprendidas por graduação). É um estilo muito completo, complexo e lindamente estruturado. As técnicas desarmadas intercalam-se e concatenam-se com as técnicas armadas, mostrando que efetivamente o domínio de determinada graduação é importantíssimo para o progresso do praticante dentro da Arte.

Ninjutsu.com.br: Qual é o ponto forte do Sho Kumo Ryu Ninjutsu?

Shidoshi Rodrigo Müller: Além da estratégia (Heiho no Jutsu), onde os conceitos relacionados ao nome do estilo são aplicados, fisicamente falando eu destaco o Atemi Jutsu (técnicas de atingir pontos de pressão, sensíveis do corpo) tão eficientes como nunca vi em outra Arte Marcial.

Ninjutsu.com.br: O Shidoshi tem projeto de expandir seu estilo por todo o Brasil?

Shidoshi Rodrigo Müller: O Ninjutsu Sho Kumo Ryu não se expande como um franshising, como vemos em outras escolas. Assim, é preciso que o interessado em ensinar o estilo passe por todo o processo tradicional de treinamento. Não formamos faixas-pretas em cursos relâmpagos ou seminários. Não autorizamos o ensino através de "monitores" ou "representantes". Assim, crescemos com pureza no coração e tecnicamente muito fortes, fiéis a proposta original de Yamato Sama. Nosso crescimento pelo Brasil será longo, mas constante. O verdadeiro Ninjutsu sempre triunfará no final!

Ninjutsu.com.br: O ninjutsu no Brasil está crescendo, o que você acha?

Shidoshi Rodrigo Müller: Acho muito bom e ao mesmo tempo acho muito ruim. Escrevi um artigo para a antiga revista Combat Sport falando justamente sobre isso. Como as Artes Marciais de "ocasião" progridem por um tempo, até entrarem novamente em decadência. Foi assim com o Karate nos anos 50/60, o Kung fu nos anos 70, o Ninjutsu nos anos 80/90, o Kickboxing nos anos 90 e o Jiu Jutsu entre 90 e 2000. Agora vemos o crescimento do Kenjutsu, que está explodindo na mídia. Mas todos aqueles que se aproveitam somente do momento, sem base técnica ou real conhecimento não duram muito tempo. Eu acredito que nos próximos anos a prática do Ninjutsu vai se estabilizar, e as verdadeiras escolas irão se manter.

Ninjutsu.com.br: Qual a mensagem você deixa para quem esta começando?

Shidoshi Rodrigo Müller: Visite o máximo de Dojo (escolas tradicionais) de Ninjutsu possível antes de tirar suas conclusões. Não baseie suas opinões em comentários alheios, sem efetivamente tomar conhecimento sobre a escola, o professor e os alunos que compõem determinado estilo ou Dojo. Eu conheço muitos professores ruins de estilos bons e muitos professores bons de estilos ruins. Cabe a você, que inicia a sua prática, decidir sozinho se o que você treina te satisfaz quanto Arte Marcial e busca pessoal. No mais, é treinar e treinar, aproveitando todo o conhecimento que lhe é transmitido

Eu gostaria de acrescentar e agradecer o ENORME sucesso que nosso livro Ninjutsu A Arte da Guerra das Sombras vem tendo em todo o país. Pudemos mostrar a todos os interessados por esta fantástica Arte Marcial Tradicional todo o conteúdo histórico e filosófico do Ninjutsu. Informamos ainda que pedidos do livro podem ser feitos através do nosso e-mail shokumoryu@hotmail.com. Bom treino para todos!

Agradecimento:

O site Ninjutsu.com.br agradece ao Shidoshi Rodrigo Müller, por esta contribuição de grande valor, não só para o site, mas sim, para todos que admiram o Ninjutsu. Não deixe de acessar: http://www.shokumoryu.com.br , ou se preferir entrar em contato com o Shidoshi Rodrigo Müller: E-mail: shokumoryu@hotmail.com

http://www.ninjutsu.com.br/instrutores_04.html#